top of page
Head_blog.jpeg

Blog

  • DCRFuncional

O desenvolvimento infantil e a importância da avaliação

O desenvolvimento infantil é parte fundamental do desenvolvimento humano, sendo que, é nos primeiros anos de vida, que a arquitetura cerebral é moldada, a partir da interação entre herança genética e influências do meio envolvente da criança. Como tal é importante perceber se o desenvolvimento infantil acontece dentro do esperado. Neste artigo explicamos-lhe a importância da avaliação.





O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e único de cada criança, expresso por continuidade e processos de mudanças nas capacidades motoras, de linguagem, cognitivas e socio-afetivas, com aquisições progressivamente mais complexas nas funções da vida diária e no exercício do seu papel social.

Na infância e, particularmente, no início do processo de escolarização, há grande aquisição de capacidades motoras, possibilitando à criança um amplo domínio do seu corpo em diferentes atividades. Diversas condições biológicas e ambientais podem aumentar a probabilidade de atrasos no desenvolvimento infantil. Entre os principais fatores de risco biológicos estão:

  • Prematuridade;

  • Baixo peso ao nascer;

  • Problemas cardiovasculares;

  • Problemas respiratórios;

  • Problemas neurológicos, e;

  • Desnutrição.

Os fatores de risco ambientais incluem o espaço físico onde a criança vive, a escolaridade dos pais, a dinâmica familiar, o poder aquisitivo da família e as relações familiares.


A importância da avaliação:

O processo de avaliação inicia-se com uma entrevista de anamnese aos pais, isto é, a sua história de vida, onde são recolhidos dados fundamentais referentes à criança, assentes no seu desenvolvimento, historial clínico, percurso escolar, dinâmicas familiares e outros fatores considerados relevantes.

De acordo com o propósito da avaliação, são consideradas as áreas como a área cognitiva, a área atencional ou a área das competências escolares, de leitura e escrita.

コメント


コメント機能がオフになっています。
bottom of page